Negativação por dívida com plano de saúde é possível

Nosso país passa por tempos difíceis: nada menos que 62 milhões de brasileiros estavam com CPFs negativados no final de 2018 junto ao SPC. Isso significa que mais de 41% da população adulta do Brasil estava com pelos menos uma dívida e o CPF negativado no final do ano.

Como o plano de saúde, infelizmente, é um dos itens que cada vez mais pesa no orçamento das pessoas, com tendência a só piorar, muitos ficam com dúvida se estar atrasado com ele pode resultar na negativação do CPF…

Sim, dívida atrasada com plano de saúde pode negativar CPF

Não há nada que proíba que a operadora do plano faça o registro da dívida atrasada junto aos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Infelizmente quem não está com seus planos de saúde pode sim ser negativado. Não é comum, pois as operadoras suspendem o uso do plano com o atraso, mas pode acontecer!

 

Dívida com plano de saúde permite que a operadora negative o CPF do cliente
Dívida com plano de saúde permite que a operadora negative o CPF do cliente

Caso a operadora do plano decida negativar seu cliente ela precisa cumprir a legislação: avisar o consumidor sobre a negativação. Só depois da notificação ela pode negativar o CPF do cliente.

Esse aviso precisa ser feito por escrito. Depois de enviada a notificação via correio informando o valor da dívida, o cliente do plano terá o prazo de 10 dias para pagar a dívida. Se não o fizer, aí sim ocorrerá a inclusão no SPC e/ ou Serasa.

O ideal é que você procure pagar a dívida o quanto antes. Se não tiver como pagar a vista proponha o parcelamento da dívida junto à operadora do plano. Lembre-se o interesse dele é em receber o dinheiro e não em negativar seu CFP.

Se o momento for tão difícil que até pagar parcelado seja impossível, talvez seja o caso de tentar tirar o nome do SPC e do SERASA antes de 5 anos.

Fique atento!

Coloque sua opinião e ajude a enriquecer esse debate!