Hipertensão dos funcionários pode encarecer plano de saúde empresarial

A hipertensão atinge cerca de 30 milhões de pessoas no país segundo o Ministério da Saúde. E essas pessoas têm uma probabilidade muito maior de internação hospitalar: enquanto a das pessoas em geral fica em torno de 12,65%, a dos hipertensos supera os 40%.

E se a hipertensão já é ruim, para piorar, nada menos do que 52% dos hipertensos possuem mais de uma condição crônica associada, como diabetes e/ ou cardiopatia.

Devido ao maior risco de internação, bem como da necessidade de tratamento de doenças associadas à hipertensão, os custos médicos para essas pessoas são, em média, quatro vezes maiores do que o de uma pessoa não hipertensa.

Mas esses custos maiores podem, em grande parte, ser evitados pois a hipertensão tem tratamento antes de chegar em um estágio crônico em que a internação pode ser o único e último recurso disponível.

É uma boa prática do gestor do plano de saúde empresarial promover campanhas de conscientização quanto a hipertensão, sua prevenção e tratamento. Ao adotar uma atitude proativa para reduzir os custos do tratamento da hipertensão dos colaboradores, ela irá contribuir para manter baixo o valor da mensalidade do plano de saúde da empresa.

Imagem descrevendo os cuidados básicos para prevenir a hipertensão
Prevenir a hipertensão ajuda a manter baixo o custo do plano de saúde empresarial

Como a hipertensão pode encarecer o custo do plano de saúde empresarial

Devido aos tipos de reajustes que o plano de saúde empresarial tem – principalmente o de sinistralidade -, um maior gasto com internações e tratamento associados a hipertensão irá refletir no reajuste anual do plano.

Não podemos nos esquecer que hoje, em muitas empresas, o custo do plano de saúde já responde por quase 12% do total gasto com mão-de-obra e com tendência a subir esse percentual.

Em se tratando da prevenção da hipertensão, uma atitude proativa do gestor do plano de saúde empresarial pode fazer muita diferença no futuro valor da mensalidade.

Para facilitar essa atividade do gestor, atualmente vários planos de saúde para empresas já oferecem gratuitamente palestras sobre prevenção de doenças, inclusive hipertensão, para os colaboradores das empresas contratantes.

Procure verificar junto ao seu plano o oferecimento desse benefício gratuito.

Cotar plano de saúde agora!

Voltar ao Guia de Plano de Saúde

Coloque sua opinião e ajude a enriquecer esse debate!